telefone Dra. Rosani Zabot 41 3243.0327 Whatsapp Dra. Rosani Zabot 41 99909-1699

Tiposde Partos

Por qual via meu bebê vai nascer?

O tipo ou via de parto ideal é aquele em que mãe e filho estão seguros e saudáveis.

O melhor tipo de parto é aquele em que tanto a mãe quanto o bebê são submetidos às melhores condições possíveis. Por isso, o pré-natal é importante, pois fornece informações essenciais para ajudar a mulher e seu parceiro decidirem a melhor via de parto e sanar as dúvidas, principalmente sobre parto vaginal.

Segue uma breve explanação no que consistem os tipos de parto. Vale a pena ler e discutir com seu Obstetra.



Parto Normal

O parto normal acontece quando o bebê nasce pela vagina. Podendo ocorrer uso de ocitocina (hormônio que estimula o trabalho de parto), anestesia, analgesia e episiotomia.
Vantagens:
- A mamãe participa de todos os momentos do parto;
- Recuperação imediata após o efeito da anestesia;
- O risco de infecções é baixo;
- Menor chance de o bebê apresentar complicações respiratórias.

Parto Natural

Também é um parto normal, mas no parto natural não são realizadas intervenções com medicamentos e procedimentos, como corte do períneo ou anestesia. Apesar de não sofrer intervenções, os riscos também estão presentes. Complicações na hora do parto podem acontecer exigindo outros métodos para o nascimento do bebê.
Os exercícios durante a gravidez para fortalecimento do períneo e musculatura da bacia são importantes na preparação para o parto natural.

Parto Humanizado

Assim como no parto natural, as vontades da mãe são respeitadas. Não seria um tipo de parto, mas a maneira de deixar nascer. Uma cessaria deve e pode também ser humanizada, respeitando algumas possibilidades como ver o bebê ao nascer, não amarrar os braços, não sedar após o nascimento do bebê, etc.
Humanizar é basicamente respeitar . Respeitar o que a mulher deseja na hora do parto, desde que o binômio “Mãe e feto” estejam protegidos e com vitalidade.
Humanizar um parto não é deixar de acompanhar passo a passo o bebê e a mamãe, mas deixar a natureza fluir com ajuda da mãe e de outras pessoas que ela desejar.
Humanizar, muitas vezes, é apenas ficar sentada quietinha ao lado da mamãe.
A mamãe deve contar com o apoio de seu companheiro ou quem esteja com ela durante a gestação e, muitas vezes, conta com a doula, uma acompanhante profissional preparada para dar suporte (emocional, físico e informativo) à mulher durante a gestação e o parto.
O parto humanizado propõe a experiência total sobre o processo de dar à luz para a mãe, seu parceiro (acompanhante) e o bebê que está chegando.
A ideia é que a obstetrícia auxilie, mas não interfira no parto. O médico obstetra agirá, caso seja necessário.

Parto Cesárea

No parto cirúrgico, a gestante recebe anestesia peridural ou raquidiana, e ficará com as pernas amortecidas, geralmente por 3 a 4 horas.
A mamãe vê o bebê após o nascimento, normalmente baixamos os campos para a visualização da saída do bebê da barriga. Como é preciso terminar a cirurgia, a mãe não pode ficar com o bebê sem o auxilio de outra pessoa para segurá-lo.
Ao contrário do parto normal, a recuperação não acontece no mesmo dia. Após a cesárea, a mamãe deve tomar cuidados com a cicatrização. Efeitos colaterais após a cirurgia, como presença de gases no abdome, desconforto e dor na região da cicatriz são comuns no pós-operatório.
A cesárea deve ser a opção em casos de complicação no parto normal, ou se a gestante possui algum problema de saúde, como pressão alta ou diabetes, hemorragias, entre outras, ou a meu ver se a mãe não se sente apta emocionalmente para parir via vaginal; mesmo após ser muito bem orientada.

diferenças entre os tipos de partos vantagens