telefone Dra. Rosani Zabot 41 3243.0327 Whatsapp Dra. Rosani Zabot 41 99909-1699

PartoVaginal

Parto Vaginal

Por que parto vaginal dói?

Dra. Rosani Zabot– A dor do parto não é patológica, é fisiológica. Ela está relacionada às contrações uterinas, uma cólica intensa, ritmada, que contrai a barriga e, em geral, irradia-se para as costas. Elas são necessárias para que o trabalho de parto aconteça e, à medida que se intensificam, dilatam o colo do útero. A dor de parto varia de mulher para mulher e de gestação para gestação, de acordo com diversos fatores: limiar individual, grau de relaxamento, condições do ambiente, apoio de familiares e profissionais, confiança e segurança no médico, preparação prévia, e outros tantos. É também diretamente influenciada por mecanismos psicológicos e emocionais, como medo e tensão, o que faz aumentar ainda mais a dor, num círculo vicioso.

Há como superar e aliviar a dor do parto normal?

Dra. Rosani Zabot – Superar o relativo terrorismo que envolve essa questão, potencializado em nossa cultura, é um dos principais desafios das gestantes que buscam um parto normal. Para isso, é importante conhecer experiências, lançar mão de todas as possibilidades de apoio para o momento, conhecendo prós e contras, e se entregar a esse desafio. Muitas mulheres ainda desconhecem o fato de que é possível utilizar anestesia/analgesia durante o trabalho de parto, tornando esse processo muito satisfatório e compensador. Existem ainda outros métodos não invasivos para alívio da dor. Destacam-se, entre eles, o acompanhante ativo: doulas, o companheiro, a mãe ou algum familiar que a gestante escolher; banhos constantes; uso de bola suíça e respiração sincronizada.

O parto vaginal pode não dar certo?

Dra. Rosani Zabot – Um eventual insucesso na obtenção de nascimento pelo parto normal não deve jamais ser visto ou sentido como uma derrota, mas sim apenas como uma tentativa que não deu certo e que seguramente deve ser feita, sempre que possível. Mesmo decidindo inicialmente fazer e permitir o parto natural, quando o mérito é todo seu, a qualquer momento você poderá mudar de opção numa decisão conjunta com seu médico.

O parto normal modifica a vagina?

Dra. Rosani Zabot – Outro temor comum nas gestantes é o relacionado à elasticidade vaginal, que poderia ficar comprometida após o parto, causando “frouxidão do períneo” e problemas sexuais no futuro. Porém, é necessário conscientizar as mulheres de que nascimentos por via vaginal, na maioria das vezes, não lesam o períneo, nem deixam sequelas, principalmente com o pequeno número de filhos que as mulheres têm atualmente.

dicas sobre parto vagianl